Monday, July 07, 2008

Auto-estima


A minha auto-estima está em baixo!
Tenho constatado que sou uma pessoa que tende para uma auto-estima baixa. Mesmo sabendo que não tenho razões para ser assim. A verdade é que, dada meia-volta, o sentimento acaba por tomar conta de mim.

Umas vezes é por causa da minha imagem. Isto acontece-me principalmente nas férias, mas não é só nesses momentos. Tenho dias em que acordo a achar-me a pessoa mais feia do mundo e, se por exemplo, faço uma mudança radical de visual, nem tenho coragem de ir à rua.


Nesta altura tem sido sobretudo por causa dos exames. Se passo algum tempo sem estudar, por exemplo um jantar fora de casa que demora mais tempo do que o normal, isso afecta o meu estudo de tal forma que quase que nem estudo no tempo que se segue. É que só porque perdi aquele tempinho, acho que já não consigo recompensar e fico com a ideia do género, perdido por 100 perdido por 1000. Eu sei que não é quase irracional, mas mesmo assim é difícil de controlar. E o pior é que se não estudo fico mais stressado, ou seja, paro de estudar porque saí (fico stressado); chego a casa e não estudo porque saí e acho que não consigo recompensar (fico ainda mais stressado). É uma espécie de bola de neve, a cada hora que passa o stress multiplica-se. É horrível!

Dou demasiada importância ao que os outros pensam. Às vezes até consigo lidar com isso, outras vezes parece que levo um soco no estômago, fico a pensar no que me dizem por tempo demais.

Outro bom exemplo é quando tenho que cantar. É que eu dou muita importância a isto (por muito que as pessoas me critiquem), cantar para mim é como respirar. Isto por vezes mexe tanto comigo que, por exemplo, se um dia tenho que ir a um karaoke, sou capaz de quase nem conseguir comer nesse dia.

Isto tudo é falta de confiança em mim próprio. É esta auto-estima baixa que faz com que eu não consiga ultrapassar todos estes obstáculos. Eu já tinha dado conta desta minha característica há muito tempo atrás, mas mesmo tendo consciência e, por vezes conseguindo combatê-la nesse momento, ela volta sempre mais tarde disfarçada e afecta a minha vida. Quando estou neste estado fico mais chato, stressado, fora do controlo.


Obrigado... precisava mesmo de escrever isto... desabafar... estou melhor... ^^

1 comment:

LusoBoy said...

Oh, às vezes também me dá disso :(. Mas o importante é tentarmos lidar com isso, ultrapassando as nossas próprias cabeças que inventam complicações :). És um amigo todo fixolas lol, tens é de ter muita auto-estima :).