Monday, December 21, 2009

O que é a depressão?

É ficar amedrontado, entristecido, ansioso e tenso por coisa nenhuma. É não estar bem aqui, ali ou acolá. É querer fugir para lado nenhum. É querer e, em algumas circunstâncias, conseguir separar alma da carne. É esperar pela morte que não vem. É não ter deleite por aquilo que mais nos deleita. É pensar demasiado nas coisas. É viver por viver, deitar e não adormecer. É não ceder à inconsciência porque, para isso, temos que nos sentir confortáveis, protegidos, guardados. É assim que adormecemos, não estou certo? Quando nos deitamos para adormecer deprimidos ficamos a pensar. Como é que se pode entregar a nossa alma sem qualquer tipo de medo a algo que não é controlável? Como é que se pode pensar em querer controlar a vida, o sono, a morte?

4 comments:

Ragof said...

Bem vindo a minha vida lol

Milgalad said...

zezinho ja ha muito tempo que não via uma definiçao da depressão tão bem feita e atingida.. uma definição que só por quem passou por isso consegue realmente perceber.. espero que esteja tudo bem com sua excelencia e sem querer ser drama queen (lol) nunca estamos sozinhos :)
S n for o caso e isto for so um post cm outro qualquer vais apanhar na cabeça por assustares o pessoal desta maneira :p

Fernando said...

COMO PODES AJUDAR-TE?

Mesmo que um médico esteja já a ajudar-te a ultrapassar a depressão, existem pequenas coisas que poderás fazer para te ajudares a ti mesmo:

1.Não "engulas" os problemas - se recentemente tiveste algum problema, alguma notícia má que te preocupa ou uma perda importante na tua vida, tenta partilhar isso com alguém próximo, revelando-lhe o que sentiste. Isto ajudar-te-à a sentir alívio, dar-te-à oportunidade de ter um espaço onde podes chorar à vontade e onde poderás falar sobre aquilo que te preocupa. Este processo é parte integrante do processo de melhoria da depressão.



3.Faz alguma coisa - se és apreciador de desporto, sai e pratica desporto ou simplesmente dá longos passeios a pé. Isto ajudar-te-à a sentires-te melhor fisicamente e também a dormir melhor. Se ainda não te sentes preparado para voltar ao trabalho, mantém de qualquer modo alguma actividade - mesmo que seja trabalho doméstico.
Estas actividades ajudar-te-ão a não pensar constantemente naquilo que te preocupa, o que só te deixará mais deprimido ainda. Além disso, poderás sentir-te mais útil e menos infeliz.



4.Mantém uma alimentação saudável - Apesar de não sentires fome, tenta manter uma alimentação equilibrada, não esquecendo nunca os vegetais e a fruta. As pessoas que estão gravemente deprimidas podem perder a fome, alimentar-se mal e isso só piorará a sua situação.



6.Resiste à tentação de "afogar" as mágoas - Ingerir bebidas alcoólicas, apesar de parecer ajudar a superar a situação, só agrava a mesma... Poderás sentir-te melhor durante algumas horas mas, depois, sentir-te-às ainda pior. Beber alcoól em excesso impedir-te-à de procurar a ajuda necessária e de resolveres o teu problema, para além de te prejudicar fisicamente.



8.Tenta não pensar demasiado nas dificuldades do sono - Mesmo que não estejas a dormir, poderá ser importante ouvir rádio ou ver televisão enquanto relaxas o teu corpo. Assim, ocupas os teus pensamentos e, dessa forma, poderá ser mais fácil adormecer, visto que te sentes menos ansioso.



10.Não negues que estás deprimido - Relembra-te que estás deprimido, como muitas outras pessoas estão ou estiveram e que esse período difícil acabará por passar, tal como sucede com as outras pessoas e por muito longe que te pareça essa melhoria. A depressão, por estranho que pareça, pode mesmo ser uma experiência útil, uma vez que muitas pessoas saem dela renovadas e com muito mais força e determinação. As situações de vida e as relações interpessoais podem, depois de um período depressivo, ser vistas com outra clareza e poderás, assim, tomar decisões e proceder a mudanças que antes consideravas impossíveis e que evitavas a todo o custo.

Espero q te ajude em alguma coisa.
Talvez se me contactasses, poder-te-ía ajudar melhor?

Give it a try! ; )

Water Element said...

Obrigado pelos comentários ao post! =)

Foram importantes. ;)