Thursday, June 17, 2010

PSICOLOGIA

A psicologia é a ciência de comportamento, da mente. Quando é que alguma coisa se torna científica? Quando apresenta explicação científica. Uma lei universal. Um evento tem sempre que ocorrer de uma determinada forma, não porque é fruto da experiência do passado mas porque está sobre influencia de uma lei universal. No entanto, mesmo as leis que temos hoje podem vir a ser alteradas. O que é que torna uma lei verdadeira? Quando não a conseguimos refutar.

A psicologia é uma ciência? Em algumas áreas de psicologia (sensorial, processamento visual, memória e aprendizagem) não há dúvidas em relação a isso. No entanto, quanto mais interessante é a pergunta em psicologia mais difícil é a resposta científica. Vamos pegar no exemplo de um sapato que cai para o centro da Terra e o Sr. Smith que conduz em direcção ao trabalho de manhã. O sapato cai em direcção à Terra influenciado por uma única lei puramente física, o Sr. Smith é influenciado por uma série de factores (de leis) quando dirige para o trabalho (personalidade, humor, ansiedade, interacções interpessoais, motivos, aspirações, desejos, valores culturais…).

Há muitas coisas que podemos prever no comportamento das outras pessoas porque partilhamos uma série de valores culturais. Por exemplo, se acenar na rua a uma pessoa conhecida é muito provável que esta responda da mesma maneira, se não a conhecer é provável que me olhe de forma surpresa ou com desdém.

Apontamentos do aúdio - Great Ideas of Psychology - Professor Daniel N. Robinson

No comments: